quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Review de Need for Speed: Most Wanted (2012) para PC de Eurogamer

Most Wanted é o estatuto a atingir por todos os candidatos e amantes de corridas clandestinas, pelas ruas vertiginosas de Fairhaven. Esta nova aposta do conceituado estúdio Criterion é um presente para os fãs da série e da produtora. Muita da alma de Burnout Paradise, outro jogo do estúdio, está aqui, mas claro, com um toque próprio e com as suas particularidades, que fazem de Need for Speed uma franquia que não parou no tempo.
Capa de Need for Speed: Most Wanted (2012)

O cenário escolhido é a já referida cidade de Fairhaven. Com a sua baixa recheada de arranha-céus, ruas de asfalto e betão por todos os recantos. As vias rápidas são um convite à velocidade estonteante, os becos e as zonas industrializadas fazem as delícias dos mais audazes. A cidade é suficientemente grande, levando o seu tempo a ser memorizada. É o palco ideal para o que vem a seguir, velocidade no seu estado mais puro.

Need for Speed Most Wanted é sobre carros e velocidade, é essa a ideia que é transmitida logo desde o primeiro momento, com o acesso rápido a carros de sonho. Inicialmente, as aparências podem enganar um pouco. Os veículos não são tão rápidos como gostaríamos, levam o seu tempo a atingir grandes velocidades, e o seu manuseamento é até um pouco grosseiro. Mas a Criterion tem tudo bem arquitetado, pois à medida que vamos avançando no jogo, com as corridas a surgirem umas atrás da outras, com o conhecimento dos percursos, a aquisição de upgrades, a experiência passa para outro nível.

O sistema de upgrades está bem elaborado. Todos os carros têm acesso a várias melhorias, desde pneus para determinados pisos, diferentes caixas de velocidades, alteração da robustez do chassi, e vários tipos de nitros. As corridas mais difíceis requerem diferentes personalizações, e o jogo corresponde. Temos a liberdade de escolher qual o upgrade que queremos em determinada característica do carro, criando desta forma diversas variações do mesmo modelo de carro. Mais parece que estamos perante um shooter multijogador, em que configuramos tudo ao nosso gosto.

O modo singleplayer é bem interessante, com acesso a um número bem elevado de carros deslumbrantes. Porsche, Lamborghini, Mercedes, McLaren, Lexus, Ford, Austin Martin, Alfa Romeo, Lancia, e muitos mais. Estes veículos fazem as delícias de todos os amantes de carros. O design de cada um é de alto nível, recheados de pormenores, grandes detalhes, tudo feito com intuito de não desapontar. O som também está com qualidade que seria de esperar, a condizer com o carro em questão.

Cada carro tem ao seu dispor apenas cinco eventos, infelizmente. Mas olhando para o lado positivo, somos induzidos a experimentar praticamente todos eles. Temos desta forma uma experiência completa, pois cada carro reage de maneira diferente. Os eventos podem ser desde corridas por voltas, de costa a costa, e até fugir da polícia. As diversas opções do jogo são facilmente acedidas através do fantástico e intuitivo EasyDrive. Tudo é acedido através do d-pad do comando, é tudo muito intuitivo e de fácil acesso. O EasyDrive dá acesso ao Autolog, aos eventos, aos veículos, às personalizações, ao multiplayer, etc.

O modo singleplayer rege-se pela acumulação de Speed Points, que definem o nosso nível Most Wanted. Os SP são adquiridos de diversas maneiras, ganhar eventos com os diversos carros, andar em sentido contrário, passar nos radares a altas velocidades, saltar em pontos estratégicos espalhados pela cidade, e muito mais. Basicamente, tudo o que envolva velocidade e adrenalina serve para acumular SP. O objetivo do jogo é chegar ao topo da tabela Most Wanted, e para tal temos que derrotar os rivais em duelos. Sempre que ganhamos um evento Most Wanted temos a possibilidade de obter à força o carro do rival, fazendo com que este se despiste/Shutdown.

Há muita diversão no modo para um jogador. Temos muitos eventos, uma enorme quantidade de carros, segredos para desvendar, atalhos a conhecer, e principalmente, muita adrenalina. O jogo chega a tornar-se viciante, e sempre que uma corrida termina, estamos prontos para a próxima. Há um apelo para experimentar o próximo carro, sentir o roncar do motor, saber a sua capacidade de lidar com as curvas, com as derrapagens.

Mas nada é perfeito, o jogo possui determinados problemas, alguns deles até inacreditáveis, como nos eventos onde temos que fugir da polícia. Saltar de um penhasco não impede que a polícia se junte ao suicídio. Posteriormente o nosso carro reaparece sem polícias por perto, um processo rápido para completar o evento com o melhor tempo. Outro grande erro é quando estamos a fugir, novamente da polícia, e nos atiramos deliberadamente para dentro de água, reaparecemos muitas vezes em locais onde a polícia está mais afastada, ganhamos dessa forma vantagem e tempo na tentativa de os despistar.

Também não faria mal ao jogo a inclusão de determinadas opções. Uma boa adição seria a colocação de indicações visuais ao longo do itinerário a percorrer até determinado destino, sempre que iniciamos um novo evento. Olhar para o pequeno mapa para verificar se estamos no caminho certo nem sempre é tarefa fácil, cria alguma confusão, ter que olhar para o mapa e ao mesmo tempo evitar os acidentes e despistes. Felizmente, quando os eventos são repetidos, existe a possibilidade de saltar diretamente para os mesmos.

Need for Speed Most Wanted adquire outra dimensão quando se passa para o multiplayer, embora não tenha ficado inteiramente convencido com sistema que organiza os diversos eventos. Existe alguma confusão, com jogadores completamente desinteressados do que realmente se tem que fazer. Tudo é gerido automaticamente através do SpeedList, que determina quais serão os cinco eventos de cada ronda. Os eventos têm início em determinados locais de Encontro, para onde temos que nos dirigir. Os eventos são vários, desde desafios por equipas, corridas individuais e por equipas, e testes de velocidade.

Inicialmente não temos muitos carros, mas à medida que vamos adquirindo Speed Points, as grandes máquinas começam a ficar à nossa disposição. O sistema é basicamente o mesmo do modo para um jogador, onde os pontos vão permitir subir o nosso estatuto e desbloquear personalizações para cada carro.

"Algo falhou no multiplayer, não existe um grande apelo para competir contra jogadores que não se sabem comportar."
Algo falhou no multiplayer, não existe um grande apelo para competir contra jogadores que não se sabem comportar. Um sistema de penalizações faria bem a este modo. Também não existe muita informação sobre os eventos, muitos jogadores andam perdidos pela cidade, outros iniciam os eventos em sentido contrário ao que seria desejado. Como é possível iniciar uma corrida por voltas com o nosso carro virado em sentido contrário ao da corrida? Não dá para compreender.

Também não temos muita noção do que nos aguarda nas corridas. Há itinerários que requerem determinados tipos de pneus, de caixa de velocidade, chassi diferente, mas só nos apercebemos disso quando já estamos em competição. Algumas coisas ficaram por fazer, mais opções fariam que este MP atingisse outro patamar.

Globalmente, Need for Speed Most Wanted é um pacote bem apetrechado, que apenas falha um pouco no seu modo para múltiplos jogadores. É uma pena, o transporte da qualidade do singleplayer deveria ter sido mais bem elaborado, e sobretudo, mais aproveitado. Contudo, não deixa de ser uma boa abordagem ao já longo percurso da franquia. Para quem jogou NFS em 1994, como é o meu caso, é gratificante ver que não perdeu o sentido de adaptação ao longo dos seus 18 anos de existência.

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